HomeRenata AmaroReceita: Pão de malte

Receita: Pão de malte

Como disse no post anterior, adoro cozinhar, e ao conversar com meus amigos cervejeiros, perguntei o destino do malte. Eles me disseram que haviam tentado fazer pães e tortas com o malte, mas que as receitas precisavam ser aperfeiçoadas. Como já tinha visto algumas receitas de pão com o malte utilizado na brassagem, e tinha vontade de provar um desses pães, me ofereci pra tentar fazer um pão de malte pra ser degustado numa próxima reunião. A primeira tentativa resultou num pão pesadão, mas bastante saboroso. Depois descobri pq o pão tinha ficado tão pesado, eu tinha errado na proporção de malte e farinha, coloquei o dobro de malte que devia… A segunda fornada já saiu muito mais saborosa, e desde então, esses pães tem feito sucesso em churrascos, reuniões de amigos e no meu café da manhã!!! Tanto as versões simples, como as mais elaboradas (azeitonas com alecrim; linguiça e erva-doce; salame e parmesão, que foram as testadas até agora) são muito boas pra serem saboreadas com azeite ou manteiga, ou mesmo puras! E são um excelente acompanhamento para uma boa cervejinha gelada.

Além disso, já usei o malte também para fazer kibe e uns biscoitinhos. Ficaram bons também, mas ainda precisam de aperfeiçoamento… Quem sabe em um outro post… Mas essa receita de pão recomendo muito!!!

Foto: Renata Amaro

Como adaptei as receitas que peguei na internet, compartilho aqui como estou fazendo!

Ingredientes:

– 300ml de leite morno

– 3 tabletes de 15g de fermento biológico (não use fermento biológico seco, não fica a mesma coisa!!!)

– 1kg de farinha de trigo (Recomendo a Farinha Anaconda)

– 1 colher de sopa de sal

– 3 colheres de sopa de açúcar

– 2 ovos

– 3 colheres de margarina ou manteiga

– 500g de bagaço de malte

No leite morno (o leite não pode estar muito quente, para não matar o fermento!!!), dissolva o açúcar e os tabletes de fermento e espere um pouco até começar a formar uma espuma.

Misture todos os ingredientes em uma bacia e misture a massa com as mãos. Amasse bastante até a massa começar a desgrudar da mão. Sove mais a massa e deixe descansando por uma hora, coberta com um pano de prato. Geralmente nesse período a massa dobra de tamanho. Sove novamente a massa e divida em quatro partes (ou mais partes se você quiser fazer pães menores). Modele os pães e deixe descansar por mais uma hora em uma assadeira já untada. Antes de levar ao forno, pincele uma gema de ovo em cima dos pães para ficarem douradinhos. Asse em forno médio por 30-40 minutos.

Comentários
Anterior
Próximo